quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

1° Experimento


Blindagem eletrostática

  O principio de blindagem eletrostática, é que as cargas elétricas ao atingirem a superfície, elas se distribuem na superfície condutora, seja ela oca ou maciça.
   Um exemplo cotidiano de blindagem eletrostática é o carro. 
   Em dias chuvosos é comum ouvir que é melhor esperar dentro do carro até que a chuva passe do que sair dele. A capota do carro age como a peneira de aço, impedindo que as cargas elétricas de eventuais raios passem para a parte interna do carro, ficando, então, em sua superfície. 

Materiais:
- Um celular 
- Uma Folha de papel alumínio.
- Uma folha de papel oficio.

Passo a passo:

  Embrulha-se o celular em uma folha de papel oficio e de outro aparelho celular liga-se para o aparelho celular embrulhado, o que aconteceu?
  Em seguida embrulha-se o mesmo celular em uma folha de papel alumínio e novamente liga-se para o mesmo. o que aconteceu? Qual a diferença entre estar embrulhado em uma folha de papel ou de alumínio?









Conclusão:
   
  O aparelho celular comunica-se por ondas eletromagnéticas, ou seja, quando ligamos para um celular este funciona como um transmissor e receptor de ondas eletromagnéticas. 
  O processo de propagação das ondas eletromagnéticas consiste em um campo elétrico variável gerando um campo magnético também variável e vice-versa.
   Quando embrulhamos o aparelho com papel nada acontece, pois o celular continua recebendo e enviando ondas eletromagnéticas normalmente.
   Entretanto, quando embrulhado o telefone na folha de papel alumínio percebe-se que ele está sem sinal. Pois quanto maior a condutividade do material,menor será a distancia que a onda penetra,no caso o papel alumínio que é um bom condutor de eletricidade faz com que o telefone fique fora de área .

Alunos: Gabriel Brito Carvalho, Igor Oliveira, Filipe Lima e Vanderson do Couto
 Turma: 4121

2 comentários: